Sentimento Verde




Sentimento Verde é uma campanha de conscientização ambienal em prol a nossa linda natureza e biodiversidade.

A campanha tem como ideal tornar o mundo em um lugar sustentável para todas as formas de vida, fazendo com que cada um faça a sua parte.

Algumas dicaspara que você possa fazer a sua parte:

  • Recicle. Conheca os benefícios da reciclagem:
  1. Papel
    A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de fl oresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores);
    A produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 millitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia;
    A produção de papel reciclado dispensa processos químicos e evita a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de poupar árvores;
    A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono naatmosfera;
    O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica do que a necessária para obter papel da polpa da madeira.
  2. Metais
    A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kgde cal;
    Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600 kwh para fabricar alumínio a partir de matéria-prima virgem, contra 750 kwh a partir de alumínio reciclado) e 5 toneladas de bauxita, além de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água;
    Uma tonelada de latinhas de alumínio, quando recicladas, economiza 200 metros cúbicos de aterros sanitários;
    Vale lembrar que que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!
  3. Vidro
    O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo;
    As propriedades do vidro se mantêm mesmo depois de sucessivos processos de reciclagem, ao contráriodo papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens;
    O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo;
    O vidro, em seu processo de reciclagem, requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos;
    Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
  4. Plásticos
    Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente;
    A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;
    100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo
  • Economize água sempre
  • Não polua
  • Passe para as pessoas os seus conhecimentos
  • Cuide dos recursos hídricos
  • Evite o tráfico de animais silvertres: não comprando objetos e bjuterias com penas de animais, conhecendo as leis de crimes ambienatais, não comprando animais silvestres, denunciando tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080, passando essas dicas adiante
  • Mobilizi-se e faça ainda mais
  • Faça um consumo responsável: Dê preferência a produtos de madeira com o selo FSC. Esta é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos para desmatar a floresta.
    Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos. Assim você cuida da sua saúde e do meio ambiente.
    Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente. Carregue uma sacola ou uma mochila com você quando for fazer compras. Assim estará gerando menos lixo.
    Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica que geram menos lixo.
    Procure comprar produtos fabricados perto de onde são vendidos. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.
    Use pilhas recarregáveis, Assim, você evita poluir o meio ambiente e gasta menos.
    Descarte as pilhas em locais apropriados de coleta e não no lixo comum.
    Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.
    Evite substituir seu aparelho celular desnecessariamente Além de gastar dinheiro, você estará contribuindo para uma maior poluição do planeta.
    Evite comprar o que você não precisa para não gerar mais lixo. Para facilitar, faça uma lista prévia.Além de economia, terá menos lixo
    Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Anualmente, mais de 20 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartados. A maioria ainda não é reciclada.
    Prefira comprar em lojas que adotem práticas sócio-ambientais corretas.
    Use tintas a base de água para pintar sua casa. Elas são menos tóxicas e menos poluentes.
    Dê preferência a guardanapos e toalhas de pano ao invés de descartáveis.
    Use os dois lados da folha de papel.
    Imprima e-mails e documentos somente quando necessário.
    Não pegue panfletos entregues na rua a não ser que esteja interessado nas informações. Se pegar, não jogue na rua depois de tê-lo lido.
    Utilize calculadoras e lanternas que possam funcionar com energia solar ou dínamo. Desta maneira não é necessário usar pilhas.
  • Poupe energia.
  1. Chuveiro:
    O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (entre 18h e 20h; no horário de verão, entre 19h e 20h30).
    Quando o tempo não estiver frio, procure usar o chuveiro com a chave na posição verão (morno). O consumo é 30% menor do que na posição inverno.
    Tente limitar seus banhos em aproximadamente cinco minutos e, se possível, feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
  2. Máquinas de lavar e ferro elétrico:
    Se usar máquinas de lavar louças e roupas, ligue-as somente com toda a sua capacidade preenchida.
    Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.
    Se o ferro for automático, regule sua temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desliga-lo, você ainda pode aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.
  3. Geladeiras e freezer:
    De forma Geral, esse equipamentos são responsáveis por cerca de 30% do consumo de uma residência. Na hora de comprar, leve em conta a eficiência energética pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e dê preferência aos que utilizam gases inofensivos à camada de ozônio (livres de CFCs)
    Evite a proximidade com o fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol; No caso de instalação entre armários e paredes, deixe um espaço mínimo de 15cm dos lados, acima e no fundo do aparelho.
    Evite abrir a geladeira em demasia ou por tempo prolongado.

Mais algumas dicas você encontra no http://www.wwf.org.br/participe/acao/dicas/

A consciencia ambiental e a preservação da natureza devem ser reforçadas por cada um de nós fazendo a nossa parte. Se todos no mundo inteiro fizermos a nossa parte estaremos resolvendo nossos problemas.

“É preciso viabilizar o desenvolvimento de sociedades sustentáveis. A educação ambiental é o principal instrumento para processar essas transformações”.

(Genebaldo Freire)

Por tudo isso...
Abrace essa idéia e ajude-nos a transformar o mundo em um lugar mais agradével de se viver, com mais belezas e mais vidas.

Divulgue-nos e nos ajude nessa causa!

Ao nos apoiar avise-nos, gostamos de saber que torce pelo Meio Ambiente!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

..:: "Inspiração Verde" ::..


.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory