Nossa Natureza

CLICK NAS IMAGENS PARA AMPLIAR



Leia mais!

Poluição causa mudança de sexo em caranguejo Emitão

Fêmeas de uma espécie de caranguejo, conhecida como ermitão, podem estar mudando de sexo devido à poluição.
Indivíduos hermafroditas, com características sexuais tanto de machos quanto de fêmeas, foram encontrados no Sudeste do Brasil. Como os ermitões não apresentam essas características normalmente, acredita-se que elas sejam indícios de que as fêmeas da espécie estejam se tornando machos.
Uma das explicações possíveis seria a presença do TBT (tributilestanho), um composto utilizado em tintas para casco de barcos e que, fato comprovado, causa a mudança de sexo em espécies de moluscos.
A hipótese de que as anomalias encontradas nos caranguejos, que são artrópodes, também fossem causadas pela substância foi levantada pelo biólogo Bruno Sant’Anna, de 27 anos, da UNESP. Desde janeiro de 2008, ele estuda indivíduos e seu habitat para explicar o que está acontecendo. “Eu já havia feito outros trabalhos com ermitões na região de São Vicente e Iguape e havia encontrado esses indivíduos intersexo. Naquela região também há muita concentração de TBT”, diz ele.
Colocando os animais em tanques de água limpas, com ração descontaminada, ele obteve a resposta: “Constatamos que praticamente 30 dias depois o TBT sumia do corpo do caranguejo”.
Para responder à outra pergunta, sobre o meio de contaminação, o biólogo reuniu espécies contaminadas e as colocou em quatro tipos de aquários. Alguns ermitões foram mantidos em ambiente poluído, recebendo alimentação contaminada. Outros estavam em água limpa, recebendo ração descontaminada, enquanto alguns tiveram apenas um dos dois fatores: ou estavam em água poluída, mas recebendo ração limpa, ou estavam em água limpa recebendo ração poluída.
A última fase da pesquisa irá comprovar, de vez, que o TBT é o verdadeiro responsável pela mudança de sexo das fêmeas da espécie. Em Cananéia, Bruno separou 60 machos, 60 fêmeas e 60 ermitões em estágio de mudança de sexo. Ele manterá 30 indivíduos de cada grupo em ambiente contaminado, e o restante em ambiente limpo, e espera ver o processo de masculinização. “Acredito que o macho deverá produzir mais hormônios masculinos, assim como a fêmea, que deve virar um indivíduo intersexo. O que já estão nesse estágio de mudança devem virar machos de vez e o grupo hermafrodita que não for exposto deve regredir e voltar a ser fêmea”, explica.
A boa notícia é que, caso deixe de ser utilizado, o TBT – que é proibido em quase todo o mundo pela Organização Marítima Internacional – deve parar o de fazer efeito em pouco tempo. A má notícia é que, no Brasil, é provável que leva um tempo até que isso aconteça.
Há nesse mundo muito mais poluição do que todos imaginam, poluição capaz de afetar um ecossistema inteiro.
Animais que já tiveram suas vidas equilibradas estão passado por um pocesso complicado de mudança, a de sexo.
Acredito eu na minha plena ignorância nesse assunto que não seja facil para animal algum mudar de sexo por substancias adicionais em sua alimentação. É só imaginar...
Porém há o lado bom e o ruim...
...O BOM... é que com alimentos descontaminados em pouco tempo essa característica do ermitão vai desaparecendo... É uma situação apesar de tudo reversível, caso a produção do TBT, seja proibida e parem de afetar nosso ecossistema marinho.
...O RUIM... é que essa proibição, a eliminação total dessa substancia no Brasil ainda vai demorar um pouco, enquanto isso nossos animais sofrerão a mutação, devido a igestão de alimentos que estarão cada vez mais contaminados.
Precisamos de alguém que tenha poder suficiente para intervir por nós, por causas ambientais, alguém que faça acontecer!


Leia mais!

Planta gigante. e carnívora

"Cientistas anunciam a descoberta de uma nova espécie vegetal que devora insetos e roedores e mede 1,50m de altura."

Chega de tristeza! Vamos falar de novidades boas e muuuuito interessantes!

Foi descoberta uma planta pelo britânico Stewart McPherson é uma das principais referências em todo o mundo no campo da botânica.
Declaração de Stewart semana passada ao encontrar a planta: "Levei um grande susto. Buscava, como sempre, raridades na flora, mas não estava preparado para o que encontrei."
A planta foi encontrada nas matas da região central das Filipinas: ele e sua equipe se depararam com uma espécie de bosque repleto de uma até então desconhecida espécie de planta carnívora gigante.

A a tal espécie nova chega a ter 1,50 metros de altura e devora com muita voracidade insetos e roedores!
ISSO MESMO ATÉ ROEDORES!

Essa mesma expedição científica capitaneada por McPherson catalogou outras diversas espécies, também novas, como, por exemplo, a dos cogumelos azuis e a das samambaias rosas. "Ficamos cercados por um mundo totalmente desconhecido pela botânica. Mas é claro que as plantas carnívoras acabaram monopolizando as atenções, e nem poderia ser diferente", diz o pesquisador Alastair Robinson, botânico da Universidade de Cambridge, em Londres, e também integrante da expedição.
"A espécie está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos", diz McPherson. A sua descoberta impressionou cientistas de diversas universidades e foi divulgada na publicação especializada "Botanical Journal of the Linnean Society". Na mesma expedição, os cientistas encontraram outra planta carnívora que não era vista na natureza havia 100 anos e cujos últimos exemplares em estufa tinham se perdido em um incêndio em 1945. "A natureza representa um mistério. Grande parte da fauna e da flora ainda não consta de nenhum catálogo", diz McPherson.

Nosso mundo não é feito apenas de desastres ao mesmo tempo ocorrem muias decobertas maravilhosas que nos emocionam...





Leia mais!

Massacre de golfinhos curiosos 2


“Há anos o Japão explora toda criatura marinha.
No país isso não é cruel”
Theodore Bestor, antropólogo
Gente a situação é ainda pior enquato nas ilhas Faraós ocorre isso tudo, no Japão ocorre o mesmo todo o ano.
"Todos os anos, no dia 1º de setembro, abre-se no Japão uma nova estação de caça a golfinhos e repetem-se em todo o mundo os protestos de ambientalistas. No curso da temporada, cerca de 23 mil animais são capturados com vida e podem ou não ser abatidos – cada peça de um golfinho vale US$ 500 nos mercados de Taiji, cidade de três mil habitantes. Outro destino para esses animais é vendê-los vivos por mais de US$ 30 mil, cada um, aos parques aquáticos da Coreia do Sul e dos Emirados Árabes.". Esse é um trecho da reportagem que saiu na "isto é Independente".
Muitos lugares considerados paradisíacos, tornam-se por 180 dias um mar de sangue literalmente onde as vítimas, infelizmente são uma das criaturas mais inteligentes e amigáveis, os golfinhos, e os vilões, infelizmente, o HOMEM. Que homens são esses que ainda não percebem o que fazem.
No Japão isso é "CULTURA", que cultura é essa que precisa massacrar criaturas indefesas?
“Os caçadores se vestem com roupas de borracha escura que têm cauda semelhante à dos golfinhos. É triste ver os animais se aproximarem para brincar e ser capturados. É uma perversa estratégia”, diz Ric O’Barry, famoso biólogo americano que treinou durante cinco anos os golfinhos da série de televisão “Flipper”. Ele perseverou por oito anos na perseguição a pescadores japoneses para gravar um documentário sobre a crueldade da caça a esses mamíferos. Apesar de essa prática ser ilegal na maioria dos países, ela é lícita no Japão em nome de sua cultura e economia. Por determinação do governo japonês, no entanto, procura- se esconder do mundo os métodos empregados. “Não foi fácil conseguir filmar tudo o que vi”, diz O’Barry, que lançou na semana passada o documentário “The Cove”.



Eu fico imaginam a dor de ver isso acontecer por 8 anos... sem poder se quer denunciar a alguém.
Que primeiro mundo é esse, cada a humanidade?
O que para mim já era torturante ver, chega a ser ainda pior em imaginar que muitos paises contribuem e aceitam que isso ocorra anualmente, é necessario muito mais que simples protestos que trazem a revolta a todos que se importam e nada afetam aos que praticam esses atos frios e cruéis.
Não sei por onde começar mas algo precisa ser feito! E URGENTE!




Leia mais!

Massacre de golfinhos curiosos

Isso ocorre nas Ilhas Faraó que pertencem a Dinamarca um país que se julga desenvolvido e de primeiro mundo, um país que se diz "civilizado". Isso é uma terrível realidade do "CALDEIRON" um golfinho super inteligente que se aproxima das pessoas por curiosidade e acabam virando passa tempo de pessoas sem nenhuma conciencia, verdadeiros ignorantes. Um fato desse tamanho e muitos no mundo não tem o conhecimento, é um verdadeiro massacre a sangue frio. Isso se repete anualmente, essa atitude terrível, deplorável e insenssivel, o qual essa massacre terrível é feito por mãos jovens que participam desse evento simplismente para demostrar que chegaram a idade adulta. Um evento na minha opinião de enorme mal gosto.


















E o incrível é que nada esteja sendo feito.

É simplismente de cortar o coração como um fato desse não tenha sido proibido, não tenha sido tomado nenhuma providencia.

Eu só fico imaginando quantos ainda restam desses incríveis golfinhos, dessas incríveis criaturas extremamente inteligentes e amigáveis.
É de deixar a sociedade desiludida com certa parte do mundo que se julga tão civilizada, tão evoluida.
Temos esperança de que divulgando essas cenas alguém tomara uma atidude para que isso acabe de maneira definitiva!

Sem sobra de dúvidas o HOMEM é o pior predador da Terra, que mata sem piedade, sem necessidade, sem consideração com criatura nenhuma.


FRIEZA!!


Leia mais!

Horto e Matas - Um trabalho para recuperar

Nossa matas estão muito devastadas.
Muitas áreas já foram tomadas por incêndios, queimadas, e outras por exploradores devastando tudo o que vê pela frente.
Muitas dessas áreas até poderiam se recompor naturalmente, muitas florestas possuem uma força capaz de renascer das cinzas, capazes de lutar pela vida, se não fossem a continua ações do homem.
O homem além de queimar, devastar, eles continuam agindo para cima da mata vão com tudo mata a dentro, para que possam criar pastos, ou espaços para grandes lavouras.
Essas são umas das muitas ações do homem na floresta, fora quando devastam atraz de animais silvestres para o tráfico, o que é simplismente terrível para nossos animais que vão e que ficam, pois eles mexem com todo o ecossistema.
E por essas ações muitas áreas estão totalmente precárias de substratos, de flora e de fauna. É preciso de espécies da flora silvestre, onde muitas já foram extintas, ou estão quase. Além dessas atividades do homem eles também utilizam a madeira para utilização na construção civil e outras utilidades rudo em dorma do transporte ilegal.

Por isso e outros motivos que muitas organizações fazem ficalização, e para que possamos tentar recuperar áreas, hoje muito degradadas, existem inumeros hortos espalhados no Brasil a fora, onde fazem a produção de muitas espécies de nossa flora.
Espécies de todos os tipos como as pioneiras que crescem em maior velocidade recobrindo o local com maior eficiência e preparando o solo para as espécies um pouco mais sencíveis, as secundárias que dão sustento para as mais frágeis, existem também as terciárias, e por fim as silvestre e ornamentais, que são espécies tipicas e endêmicas que nacessitam de um solo mais preparado para se manter.

Por esses e muitos outros motivos o trabalho dos hortos é muito importante.

Para ajudar na recuperação e reposição de áreas degradadas, e consequentemente ajudar nosso meio ambiente a respirar melhor.

Há muitos projetos para se fazer um cinturão verde, para que os animais as espécies silvestre possam ter uma área maior para viver e possam migrar para as áreas que estão sendo recuperadas.

Sinto orgulho de nossas riquezas.


Leia mais!

XIXI NO BANHO

VOCÊ FAZ XIXI NO BANHO?





Você sabia que em cada descarga dada você gasta em média 12 litros de água podendo gastar até 40?
Fazer xixi no banho não traz doença, e a água corrente leva tudo. Só não se esqueça de fazer logo no começo para que não fique nada para tras.

Além disso poderá fazer muitas outras coisas para economizar nossa água.

Varre e não lave.
Quando for se ensaboar feche a torneira.
Lave o carro com um balde e não com a mangueira.

Isso é um pouquinho do muito que pode fazer.

REUTILIZAR É A PALAVRA DE ORDEM!!!

http://www.xixinobanho.org.br/ É uma campanha com parceria do SOS Mata Atlantica


Leia mais!

Dicas sobre como ajudar o Meio Ambiente

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a reduzir seu impacto sobre o ambiente que lhe rodeia.

Por exemplo:

  • Desligue as luzes quando você não precisa delas.
  • Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas de maior eficiência de energia.
  • Não desperdice água.
  • Recicle o lixo
  • Tente usar carros menos poluentes.
  • Não deixe seus animais de estimação fugirem quando você não os quer mais. Antes de comprar um animal de estimação esteja certo que você está pronto para cuidar dele. Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade.

Coisas que você pode fazer para salvar as florestas tropicais:

  • Não compre produtos feitos a partir de pele de animais selvagens.
  • Não compre animais de estimação exóticos (ou seja, animais que não são nativos de sua região) que foram pegos na natureza. Você pode perguntar nas lojas de animais de estimação se os animais vieram da natureza ou se são animais caseiros. Animais caseiros são mais amigáveis ao meio ambiente.
  • Compre apenas papel reciclado
  • Não compre produtos de madeira da Indonésia, Malásia, Brasil ou África, ao menos você saiba a procedência deles, ou seja, se eles são produtos “amigos da natureza”. Uma boa maneira de saber se a madeira é de boa procedência é verse ela tem uma “etiqueta de certificação”. Um exemplo de uma etiqueta de certificação é o “certificado do FSC”, o que significa que a madeira vem de florestas manejadas de forma sustentável.
  • Aprenda mais sobre as florestas tropicais e as plantas e animais que vivem nelas. Diga aos seus amigos, filhos e pais por que as florestas tropicais são importantes.

Faça a sua parte, com cada um fazendo sua parte, fazendo o que pode, podemos lutar com esperança por um mundo sustentável.


Leia mais!

Nossa natureza

Lindas imagens da Nossa Natureza, nossas belezas e vidas...






















Leia mais!

NATUREZA o.O - Ooo... Maromba eternidade...

Bom atendendo a pedidos da última enquete o assunto que mais se interessaram foi sobre lugares para acampar. E hoje irei falar de MAROMBA!

Maromba fica na região de Visconde de Mauá que está numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia ao norte de SP e ao sul de MG e RJ.



É uma vila que atrai gente de todas as partes principalmente de grandes centros urbanos. Há muitas pousadas para que gosta de curtir a natureza com conforto, e para que gosta de ficar simplismente em contato com nossas grandes belezas ao natural, existem ótimos campings.
Além das lindas cachoeiras a um rio, chama Rio Preto, que corta as 3 vilas dessa área, Visconde de Mauá, Maringa e Maromba, em ordem de chegada, esse rio é divisa do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais o que torna as 3 vilas em metade mineira e metade carioca.
Suas belezas imensuráveis são de admiração incansáveis, e em algumas áreas é possível se fazer o camping selvagem.
Cachoeiras como o Escorrega...


...E o Poção que tem 7 metros de altura...
...são as principais atrações do local.
E para você que não gosta muito do acampamento mas também não quer nenhuma pousada há na vila de MAromba lindas cabanas que são muito aconchegante, tanto para passar com alguns poucos amigos como para um casal em clima romântico (Eu aprovo).


Essa é uma dicas que para que curti um lugarzinho tranquilo, calmo, com muito verde, muita água, não pode deixar de conhecer...



Leia mais!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget

..:: "Inspiração Verde" ::..

.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory