Há um ano
Essa é a maior árvore do Brasil, encontra-se na Amazônia e é típica da região do rio Negro. Esta é chamada de rainha da floresta. Entretanto seu nome é SUMAÚBA.
A Amazônia é a região mais rica em biodiversidade do mundo. Este é um dos milhares de motivos que temos que cuidar, preservar e lutar por essa área que é NOSSA!
Perto assim das raízes da Sumária, como essas crianças, é possível senti-la ressoar ao toque, imagina encostando o ouvido nela.
Esta é uma espécie originária do Brasil e Argentina e é considerada semi-caduca, mas na nossa latitude ela comporta-se realmente como caduca. A particularidade de florescer após a queda da folha faz com que a sua espectacular floração seja notada com maior intensidade nos jardins do nosso país.
O seu tronco, de forma comum enquanto jovem vai engrossando na base com a passagem do tempo, acabando por adquirir uma forma garrafal. A cor esverdeada do tronco permite-lhe ampliar a sua capacidade fotossintética, desenvolvendo-se mais facilmente em situações de pouca luminosidade, como seja, em situações de sob-coberto, para além de conseguir crescer mesmo quando se encontra sem folhas. Para além destas características, o tronco desenvolve espinhos de considerável dimensão que podem ir caindo de baixo para cima ao longo dos anos. Mesmo assim, muitas árvores conservam os espinhos até à idade adulta.
A sumaumeira é uma árvore que atinge um porte gigantesco de 45-50 m de altura por até 1,6 m de diâmetro, crescendo muito rápido. Quando jovem, seus galhos e tronco possuem grossos espinhos cônicos e solitários. As folhas são alternas, com 5-7 folíolos, muitas vezes denteados nas beiras. Devido sua grande exigência de luz, a regeneração natural da planta não é abundante, ainda que ela gere um grande número de sementes. A reprodução natural da espécie é melhor sucedida em terrenos agrícolas abandonados.
8 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.
Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pedro Says:
Sumauma essa é incrivel, vc vai ver o que vou postar, só para ter uma idéia a arvore do filme de Michael Jackson vou espor é um AMGELIN. Parabéns por estas belezas
Posted on 25 de julho de 2010 às 22:14
Unknown Says:
Muito legal voc~e postar essas curiosidades para quem não conhece.
Abraço
Posted on 25 de julho de 2010 às 23:20
CS Empreendimentos Digitais Says:
Demais o poder e a força dessas árvores, ne? Lindas, generosas e imponentes.
Adorei a postagem!
bjs
cintia
~preservblog~
Posted on 26 de julho de 2010 às 15:36
Unknown Says:
Realmente, essas árvores são incríveis, quero ver muito mais delas... abraço gente, obrigada pelas opiniões...
Posted on 26 de julho de 2010 às 19:47
Mimirabolante Says:
Que árvore linda!!!!Magnífica !!!!!
Posted on 26 de julho de 2010 às 21:48
JAIRCLOPES Says:
Gostei muito do conteúdo do blog, penso que a blogsgeta só tem a ganhar com saites assim. Aproveito para dizer que em meu blog: www.jairclopes.blogspot.com publiquei uma matéria interessante sobre GENTILEZA que gostaria que você lesse e comentasse.
Posted on 8 de janeiro de 2011 às 12:53
Val Minillo Says:
Anjo Sarah!!
Parabéns pela postagem.
A segunda fotografia parece ser do fotógrafo Araquém Alcântara. Ela faz parte do Livro "Cabeça do Cachorro" de autoria do Araquém Alcântara e do Dr. Drauzio Varella, páginas 88 e 89. Ed. São Paulo - TERRABRASIL - 2008.
Já a última foto da postagem, parece ser uma árvore Bandarra.
Há uma foto de uma árvore muito parecida em uma postagem em meu blog (Jartdins do Coração!!). Veja o link:
http://valminillo.blogspot.com.br/search?q=Bandarra
Abraço fraterno.
Val Minillo.
Posted on 18 de março de 2012 às 15:30
Val Minillo Says:
Anjo Sarah!!
Assista a esse vídeo sobre a Sumaúma:
http://www.youtube.com/watch?v=HH9kXFmLwDc&feature=player_embedded#!
Abraço fraterno
ValMinillo.
Posted on 18 de março de 2012 às 16:03