Coruja em minha casa!


Moro em uma casa cujo andar de cima está inacabado. Junto a jardineira há um buraco na parede que da acesso ao interior do andar a pequenos animais. Com isso um belo dia tivemos uma surpresa cinco ovinhos de coruja no cantinho próximo a abertura porém nunca víamos os pais. Um belo dia nasceram os filhotes todos os cinco lindos... Branquinhos, suas penugens davam um ar de fofura. E todas as noites as corujas faziam uma festa gritando (não sei o nome do barulho que a coruja faz) do anoitecer ao amanhecer....
Um belo dia um filhote sumiu não sabemos o que houve até hoje, não havia penas ainda para poder voar e não havia caido no chão se não nós teríamos visto, SUMIU!
E o tempo foi passando e a gritaria das corujas só ia aumentando, a final elas estavam crescendo...


Um outro dia resolvemos subir para dar uma olhada nas bichinhas, adoro vê-las interagindo com o nosso mundo e fazendo da minha casa seu habitat, isso me emociona, me faz ver que há possibilidade do "nosso" mundo se interagir com a NOSSA natureza...
Enfim, fomos dar uma olhadinha nelas e só havia 3 filhotes lá se vai mais um sem sabermos o que aconteceu...
E o tempo foi passando e elas crescendo até que um dia acontece uma tragédia... amanheceu uma caida no chão da garagem morta... foi muito triste até interramos elá estava quase toda formada suas penas praticamente todas no lugar haviam apenas algumas penugens ela poderia ter voado... Muito triste não sabíamos o que havia acontecido. Daria tudo para saber o que houve com as 3, 2 porque e como sumiram, e a outra porque caiu... Muito triste! No dia da queda subimos para vê-las e realmente só haviam 2 filhotinhos e o pai (como eu sei que era o pai?), Bateu um luto em minha casa por um bom tempo....
Bom tempo foi passando o a "gritaria" foi diminuindo também agora eram só 2 filhotes a familia estava diminuindo...
Até que nessa semana passada só havia 1 filhote. Caraca para onde vão esses filhotes o que acontece, muito me interessa agora saber da vida das corujas.
Diz minha mãe que subiu ontem lá e não viu mas nenhum filhote. E eu aqui ainda muito curiosa.
Elas ainda gritam, porém bem menos.

Por essa curiosidade de saber da vida das minhas vizinhas que tanto amo fiz uma pesquisa na internet sobre elas e colocarei aqui algumas curiosidades para que todos nós possamos conehcer um pouquinho mais dessas lindas aves.


A primeira coisa como todo mundo já sabe a maioria das corujas têm hábitos noturnos!

Você sabia que a visão das corujas é cerca de 100 vezes melhor do que a nossa?
E que elas têm a possibilidade de virar o pescoço até 270° dependendo da espécie?

Você sabia que a coruja leva um bilionésimo de segundo para escutar o barulho de sua presa?

Você sabia que as corujas não tomam banho pois não podem voar depois de molhadas?

Você sabia que as corujas se alimentam até de outros pássaros, além também de roedores, e diversos tipos de insetos, aranhas, escorpiões?
E também que elas engolem tudo inteiro e depois vomitam o que não interessa como restos de ossos e penas?


Você sabia que na hora H o macho traz uma presa para fêmea e se ela aceitar rola o acasalamento depois?
Sabia que a coruja pode botar até 5 ovos?
E que o período de incubação é em média de 33 dias?
Você sabia que os filhotes começam a voar em média com 75 dias de vida?

Você sabia que a coruja é fiel e que depois que escole o parceiro o casal fica junto até o fim da vida?
Você sabia que quem cuida dos filhotes é o macho por em média 2 meses, dando comida, protegendo o ninho, e muitas vezes sendo até agressivo apenas cochilando de dia? Eu vi e é verdade! Depois os filhotes aprendem a se defender (será que é um de cada vez?)

Você sabia que existem 126 especies diferentes de corujas e 18 delas vivem no Brasil?
Você sabia que a coruja não transmite nenhuma doença aos humanos?

Você sabia que os predadores das corujas são os gaviões, os gatos-do-mato e até as cobras?

Você sabia que as espécies de coruja maiores vive em média de 15 a 20 anos?

Você sabia que a reprodução da coruja começa em março ou abril?


Não sei ao certo a espécie que me presenteou com sua presença e semelhante a espécie acima...

Bom gente esse é um pouquinho que descobri das corujas... As quais desde então sou apaixonada!

8 comentários:

  1. Biosfera Says:

    Podemos trocar banner q acha? Assim que vc copiar no seu blog nos avise. Abraços

    Posted on 4 de setembro de 2009 às 12:35  

    Nicole Monteiro Says:

    Oiiii!!!! Achei super legal!!! Acho que não teria casa mais apta para receber essas aves...Tem que tirar foto... coisas assim são raras...bom, bjus e parabéns pelo seu blog que está cada vez mais lindo e com materias interessantes.

    Posted on 4 de setembro de 2009 às 13:25  

    Anônimo Says:

    Essa ultima foto trata-se da Coruja-Tytonidae-Genus-Tyto-Alba, comumente chamada de SUINDARA, é magnífica, sou apaixonada por corujas, tenho coleção de bebelôs, de pelúcia, chaveiros, onde moro, só se vê corujas por todo o lado, agora mesmo, pintarei uma de gesso que mede 40cm, vai ficar um shouw. Também já fiz muitas pesquisas sobre corujas, tenho pastas com algumas espécies que conseguir encontrar na Net. Bay!

    Posted on 12 de outubro de 2009 às 17:17  

    Elisandra Says:

    Olá, gostei muito de aprender um pouco sobre as corujas, faz exatamente duas semanas que tem uma coruja morando em cima de uma mangueira que fica do fundo na minha casa, olho pra ela todos os dias,e fico sem saber oque fazer e como devo agir com ela, acho linda; desce da arvore e fica em cima da minha mesinha do jardim, simplismente linda!!!

    Posted on 20 de março de 2010 às 09:37  

    Anônimo Says:

    oi!!! achei uma corujinha cachucada na rua ,e levei pra casa pra cuidar dela , só que o pescoço dela esta caido e não levanta mais , ela parece estar bem se alimenta direitinho de cabeça para baixo . alguem sabe me diser o que poço dar de remedio pra ela ficar boa.

    Posted on 27 de março de 2010 às 12:31  

    Anônimo Says:

    ola! gostei de ficar sabendo um pouco doque ta escrito sobre (corujas), pois a tempos estou aprocura de um filhote para criar e a não encontro... é um pouco dificiu de se encontrar!...

    Posted on 10 de junho de 2010 às 16:10  

    Anônimo Says:

    GOSTARIA MUITO QUE UMA FIZESSE NINHO PERTO DE MINHA CASA! ELAS SÃO FOFAS E UTÉIS A NATUREZA!

    Posted on 14 de abril de 2012 às 00:28  

    Anônimo Says:

    LEGAL SUA MATERIA, ME TIROU ALGUNS MEDOS, POIS ACHAVA QUE PODIA PASSAR DOENÇAS E QUE ERAM PERIGOSAS, FIQUEI TRANQUILA , POIS HOJE RECEBI EM CASA UM CASAL, TOMARA QUE ELES CONTINUEM AQUI...ABRAÇOS

    Posted on 10 de setembro de 2012 às 20:19  

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

..:: "Inspiração Verde" ::..


.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory