Pantanal - Perigo aos pescadores

Qual é a criatura mais temida pelos pescadores do Pantanal Mato-Grossense?


a) Jacaré
b) Sucuti
c) Piranhas






Nem a, nem b, nem c, a criatura mais temida pelo pescadores no Pantanal atualmente são as raias. De acordo com a edição verde da National Geographic Brasil de Agosto 2010, o maior perigo encontra-se sob a areia de maneira bem camuflada do fundo dos rios e das baías. 


As raias do gênero Potamotrygon são responsáveis pelos acidentes mais graves. Isso por causa do seu ferrão localizado na cauda.






Nas áreas atingidas do Mato Grosso do Sul, perto de 20 % dos pescadores já sofreram acidentes com esses peixes cartilaginosos, de corpo achatado em forma de disco, que como já disse tem um ferrão venenoso afiado na cauda que é super perigoso.






Raia é o mesmo que arraia e é uma denominação comum à todos os peixes Batóides. Possuem esqueleto cartilaginoso, fendas respiratórias na face abdominal e grandes nadadeiras peitorais.


Uma ferroada causa dor intensa por duas horas e pode ser acompanhada de febre, agitação e vômitos. Ao entrar nas águas rasas, os pescadores pisam no animal, que reage com seu ferrão.






Os acidentes com as raias está se tornando um problema de saúde pública e em casos mais graves o tempo de recuperação é de três a quatro meses.


Embora sejam animais de natureza pacata, as raias tornam-se hostis ao usar seu instinto de defesa.


Ao contrário das espécies marinhas, que nem sempre apresentam ferrões, as raias de água doce possuem ferrões desde seu nascimento. Eles crescem com animal e são trocados de tempos em tempos.




Leia mais!

SUMAÚMA



Essa é a maior árvore do Brasil, encontra-se na Amazônia e é típica da região do rio Negro. Esta é chamada de rainha da floresta. Entretanto seu nome é SUMAÚBA.
A Amazônia é a região mais rica em biodiversidade do mundo. Este é um dos milhares de motivos que temos que cuidar, preservar e lutar por essa área que é NOSSA!


Perto assim das raízes da Sumária, como essas crianças, é possível senti-la ressoar ao toque, imagina encostando o ouvido nela.



Esta é uma espécie originária do Brasil e Argentina e é considerada semi-caduca, mas na nossa latitude ela comporta-se realmente como caduca. A particularidade de florescer após a queda da folha faz com que a sua espectacular floração seja notada com maior intensidade nos jardins do nosso país.



O seu tronco, de forma comum enquanto jovem vai engrossando na base com a passagem do tempo, acabando por adquirir uma forma garrafal. A cor esverdeada do tronco permite-lhe ampliar a sua capacidade fotossintética, desenvolvendo-se mais facilmente em situações de pouca luminosidade, como seja, em situações de sob-coberto, para além de conseguir crescer mesmo quando se encontra sem folhas. Para além destas características, o tronco desenvolve espinhos de considerável dimensão que podem ir caindo de baixo para cima ao longo dos anos. Mesmo assim, muitas árvores conservam os espinhos até à idade adulta.



A sumaumeira é uma árvore que atinge um porte gigantesco de 45-50 m de altura por até 1,6 m de diâmetro, crescendo muito rápido. Quando jovem, seus galhos e tronco possuem grossos espinhos cônicos e solitários. As folhas são alternas, com 5-7 folíolos, muitas vezes denteados nas beiras. Devido sua grande exigência de luz, a regeneração natural da planta não é abundante, ainda que ela gere um grande número de sementes. A reprodução natural da espécie é melhor sucedida em terrenos agrícolas abandonados.



Leia mais!

Natureza

Imagens de algumas belezas do nosso mundo!


Veja mais clicando abaixo...


Leia mais!

Entre os 50...


Olá queridos...

Gostaria de agradecer pois no começo do ano ficamos entre os 50 no Top BR... quem sabe um dia não ficaremos entre os 10, não é mesmo...

Até mais...


Leia mais!

1 ANO!!!!


Hoje o Inspiração Verde está fazendo 1ano!
1 ano que passou muiro rápido. 1ano em que fiz amigos. 1ano de trocas de informações, troca de idéias, compartilhamento de mesmos ideais.

Pensando nisso e em muitas outras coisas, eu gostaria de agradecer a todos os leitores, amigos blogeiros, pessoas que compartilham das mesmas idéias do Inspiração Verde.

Agradecer a credibilidade que estamos tendo, porque o Inspiração Verde é uma família, uma família de portas abertas para receber sempre novos parentes.

Esse 1 ano começamos com pressão total, e de repente tive que me afastar um pouco, mas voltamos com ainda mais garra e força, ainda mais gas, ainda mais determinação.

Ainda mais sede de divulgação, de educação, de conscientização, de EVOLUÇÃO...

Quero agradecer a vocês que estão sempre aqui apoiando nossas inspirações, a vocês que estão sempre participando, a vocês a quem eu devo o sucesso do Inspiração Verde!

PARABENS A TODOS NÓS...

E quero pedir para que continuemos a nos empenhar nessas idéias, nesses ideais, de mudança e de preservação, pedir para que continuem por aqui nos visitando....
SEM VOCÊS NÃO CHEGARÍAMOS ONDE CHEGAMOS E NÃO IREMOS A LUGAR ALGUM...

OBRIGADA!


Leia mais!

Natureza, Fauna e Flora em Juiz de Fora


Olá família Inspiração Verde...

Bom nesse último dia 12 fui para Juiz de Fora em um casamento do primo do meu noivo, enfim essa não é a noticia, aconte que lá no local chamado de Granja, haviam muitos, mais muito, mais muitos mesmo, desses macaquinho.
Eu acho que é Sagui, mas não tenho certeza. Procurei no nosso GOOGLE e vi algumas fotos, parece mas não é igualzinho não

Se alguém souber por favor comente e tire essa nossa dúvida.



Bom pra começar é erradissimo dar comida aos animais dessa maneira, mas a verdade é que ninguém alguenta.

Já logo vou dizendo
EU ESTOU ERRADA, E NÃO TEM JUSTIFICATIVA!



Mas sinceramente, é fascinante ve-los tão pertinho, suas boquinhas, suas mãozinha, seus rabinhos (eu toquei no rabo de um, muito macio) É incrível....



Mas o que mais me fascina é o fato deles estarem vivendo e meio a urbanização, se analisarem aguns posts anteriormente verão o quanto me emociona o fato de animais silvestres estarem vivendo no meio de cidades.


Moro em Resende interior do RJ, e aqui tem agora muitas maritacas voando em meio a cidade é lindo....


E nesse ritmo de natureza, beleza, em meio a  urbanização que no dia seguintes no mesmo lugar nós vimos TUCANOS....


Isso mesmo TUCANOS.... esses não consegui tirar fotos meu celular estava longe, mas fiquei admirando eram 6 voando... muito legal...


Nossa virei uma Jane, do tarsan, atras desses macaquinho para tirar foto...

E como tirei fotos... Coloquei as melhores... para compartilhar com vocês 

Um abraço...


Leia mais!

Ação Consciência Verde

Boa tarde,

Gente recebi por email essa sugestão e julgo muito bom a idéia, na verdade ótima, da Universidade Veiga de Almeida, com  certeza tem todo o meu apoio.

E para quem ainda não faz uma faculdade, ou está prestando vestibular, ou pelo menos pensando, está aí uma ótima chance de unir o útil ao agradável, na verdade acho que é unir o útil ao útil... rsrsrs....

Mas não pode demorar muito porque é até o dia 31 de Julho.

BOA SORTE A TODOS OS VESTIBULANOS!




A Universidade Veiga de Almeida (UVA) lançou uma iniciativa pioneira no campo da educação: a Ação Consciência Verde. Com o objetivo principal de preservar o meio ambiente, cada inscrição para a prova do vestibular 2010 realizada pelo link http://bit.ly/conscienciaverde será gratuita e, ao comparecer a prova, o candidato terá sua inscrição revertida na recuperação de uma área de 1m² de Mata Atlântica.
Em parceria com o Instituto Terra (http://www.institutoterra.org.br/), a UVA quer ajudar a reflorestar um dos maiores símbolos verdes do Estado do Rio de Janeiro e fazer com que seus futuros alunos façam parte disso.

Para saber mais, acesse: http://bit.ly/converde.





As próximas provas do vestibular da UVA acontecem no dia 31 de julho nos Campi Tijuca e Barra e 1º de agosto no Campus Cabo Frio.





Universidade Veiga de Almeida,

entre as melhores do país.















Leia mais!

Desmatamento cai 75% no Brasil!

VIVAAAA!!!

Um estudo inédito do instituto britânico Chatham House comprovou que, na última década, houve uma queda significativa na exploração ilegal de madeira. Uma área de 17 milhões de hectares de floresta (equivalente ao Reino Unido) deixou de ser desmatada e pelo menos 1,2 bilhão de toneladas de gases estufa não foram lançadas. O Brasil registrou uma queda de 75%, intensificada nos últimos cinco anos com o combate às derrubadas e graças à modernização do sistema de transporte e comércio da madeira, seguindo as normas do Documento de Origem Florestal (DOF).
 
A redução da exploração ilegal teve reflexo direto no contrabando da matéria-prima. A importação de madeira ilegal pelos principais países consumidores caiu pelo menos 30%, segundo o relatório. Isso foi possível graças também a ações de governos, da sociedade civil e do setor privado. A combinação de políticas de combate ao desmatamento, como regras mais severas e exigências de certificação em mercados compradores, sustentam os resultados da pesquisa.
 
Foi analisada a cadeia produtiva da madeira ilegal em cinco países tropicais detentores de florestas (Brasil, Indonésia, Camarões, Malásia e Gana), nos consumidores (Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França e Holanda) e na China e no Vietnã, que processam a madeira e fornecem produtos.
 
Alerta para o Brasil – Os pesquisadores apontam falhas no cumprimento das sanções para as infrações ocorridas na Amazônia, onde a derrubada ilegal ainda representa de 35% a 70% de todo o desmatamento. “No Brasil, por exemplo, apenas 2,5% das multas são recolhidas”, acrescenta o texto.

O relatório prevê que o combate à extração irregular e ao contrabando pode ser dificultado, pela multiplicação dos desmatamentos em menor escala e pelo crescimento da venda da madeira ilegal nos mercados internos dos países produtores.


Leia mais!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget

..:: "Inspiração Verde" ::..

.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory