Nova arma a favor do clima e do meio ambiente - ÁRVORE ARTIFICIAL

Se o assunto é meio ambiente, é impossível que não se entre na questão da premência de se reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Esse gás, que atualmente não há quem não o conheça - é o tal do CO2 - , é um dos grandes vilões no agravamento do efeito estufa. Na semana passada, uma nova expressão ingressou no arsenal de projetos que se propõem a combatê-lo. Trata-se da geoengenharia aplicada, disciplina que desembarcou no universo dos ambientalistas vinda do Instituto Britânico de Engenheiros Mecânicos. "Basta de teoria. Pela primeira vez estamos analisando iniciativas práticas para arrumar o estrago que já fizemos no planeta", diz o engenheiro Tim Fox, um dos maiores especialistas da Inglaterra em meio ambiente.
"A geoengenharia pode nos proteger." Essa proteção se traduz no arrojado projeto de construção de árvores artificiais capazes de operar como uma espécie de "para- raios" de CO2 em locais onde haja grande concentração desse gás, sugando-o e retendoo em compartimentos especiais instalados em seu interior.
Cada uma dessas árvores artificiais, segundo os engenheiros, medirá cerca de 12 metros de altura, custará aproximadamente US$ 20 mil e poderá "engolir" o volume de gás emitido por até 20 automóveis. O carbono será depois removido, processado e armazenado em lugares adequados, como antigos poços de petróleo. "Em pouco tempo as árvores artificiais poderão ser produzidas em larga escala", diz Fox. Na verdade, apoio do governo britânico nessa direção parece que não faltará, pelo menos nos dias atuais. Já houve um tempo em que as autoridades relegavam a geoengenharia a um segundo plano na luta contra a poluição. Desde a semana passada, no entanto, ela ganhou outro status - o de mais nova arma contra o implacável CO2.

____________________________________________________

É já passou da hora de utilizarmos nossas tecnologias para tentar resolver o problema que nós mesmos criamos, tanta tecnologia, tanto desenvolvimento, e muita destruição. Por que não arrumar, ou pelo menos tentar, o estrago feito utilizando tudo aquilo que causou essa destruição, essse possível fim do mundo.
Essa geoengenharia veio com certeza para ficar, para revolucionar, para substituir todos os equipamentos que vem degradando em equipamentos autosustentáveis e que melhorem nosso ambiente!!!

fonte: http://www.terra.com.br/istoe

2 comentários:

  1. Cintia Says:

    Nossa, eu achei isso super interessante. Mas talvez os cientistas poideriam pensar numa forma de reaproveitar esse CO2 ao invés de armazenar, sei lá! Rsrsr!
    ; )

    Posted on 17 de setembro de 2009 15:40  

    Sarah Crysthina Says:

    Nossa é verdade a idéia de reutilizar tudo é simplismente fantástica só temos que arrumar alguma maneira de reutilizar certas coisas... Eles devem ter algo em mente não é mesmo..?!?!?

    Posted on 17 de setembro de 2009 16:00  

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

Ocorreu um erro neste gadget

..:: "Inspiração Verde" ::..

.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory