É HOJE!!! Blog Action Day: um dia sem sacola plástica

Você imagina o que acontece com as sacolas plásticas que pegamos nos supermercados para acondicionar nossas compras, quando as jogamos no lixo?
Algumas vão direto para aterros sanitários, onde levam mais de 300 anos para decompor. Outras, jogadas nas ruas, entopem bueiros e provocam enchentes nas áreas urbanas. Outra parte, ainda, é ingerida por milhares de espécies animais – em terra ou no mar – provocando-lhes asfixia e morte. As estimativas são de que, todos os anos, a ingestão de plásticos causa a morte de cerca de um milhão de aves marinhas, cem mil mamíferos e inumeráveis peixes.
O consumo de sacos plásticos no mundo atinge números assustadores: 500 bilhões por ano, isto quer dizer 1,5 bilhão por dia ou 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Imagine essa quantidade vagando pelo planeta. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, que afirma ainda que no Brasil são produzidos anualmente 210 mil toneladas de filme plástico, com o qual são fabricadas as sacolas. As estimativas revelam que os brasileiros jogam fora, todos os meses, um bilhão delas, o que dá uma média de 66 unidades para cada consumidor.
Alguns supermercados, atentos às tendências comportamentais dos consumidores, já estão oferecendo/vendendo as sacolas retornáveis, estimulando o consumo consciente.

E você, vai ficar aí parado?

Dia 15 de Outubro é o Blog Action Day, dia em que blogueiros de todo o mundo se juntam para mobilizar a sociedade em prol de uma causa. Esse ano, as mudanças climáticas.
A partir da iniciativa do Thiago, do
Minas Ambiente, Dilze, do Coisas de Sampa e do Diêgo, do E esse tal Meio Ambiente?, nessa data um desafio é proposto: um dia sem sacola plástica. E aí? Vai ficar aí parado? Junte-se a nós. Mobilize. Faça parte desta ação e repasse aos seus amigos!

Não vamos deixar que o plástico sufoque o Planeta. Recuse sacolas de plástico. Use sacolas de pano.

3 comentários:

  1. Thiago Says:

    Parabéns pela iniciativa Sarah!!!
    Show de bola seu blog!

    Posted on 15 de outubro de 2009 às 23:12  

    Anônimo Says:

    Oi Sarah
    Nós que nos dedicamos a um blog em defesa da natureza e meio ambiente não podemos ficar fora de uma campanha tão bonita, parabéns pela postagem.
    Abração!!!

    Posted on 16 de outubro de 2009 às 02:04  

    Anônimo Says:

    É gente realmente nós que nos preucupamos verdadeiramente com o meio ambiente precisamos passar essa idéia adiante precisamos nos unir para podermos conscientizar e tocar o coração de cada vez mais pessoas. Quero agradecer a todos vocês pelas opiniões e comentários que sempre acrescentam muito ao Inpiração Verde...

    Posted on 16 de outubro de 2009 às 09:39  

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

..:: "Inspiração Verde" ::..


.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory