Horto e Matas - Um trabalho para recuperar

Nossa matas estão muito devastadas.
Muitas áreas já foram tomadas por incêndios, queimadas, e outras por exploradores devastando tudo o que vê pela frente.
Muitas dessas áreas até poderiam se recompor naturalmente, muitas florestas possuem uma força capaz de renascer das cinzas, capazes de lutar pela vida, se não fossem a continua ações do homem.
O homem além de queimar, devastar, eles continuam agindo para cima da mata vão com tudo mata a dentro, para que possam criar pastos, ou espaços para grandes lavouras.
Essas são umas das muitas ações do homem na floresta, fora quando devastam atraz de animais silvestres para o tráfico, o que é simplismente terrível para nossos animais que vão e que ficam, pois eles mexem com todo o ecossistema.
E por essas ações muitas áreas estão totalmente precárias de substratos, de flora e de fauna. É preciso de espécies da flora silvestre, onde muitas já foram extintas, ou estão quase. Além dessas atividades do homem eles também utilizam a madeira para utilização na construção civil e outras utilidades rudo em dorma do transporte ilegal.

Por isso e outros motivos que muitas organizações fazem ficalização, e para que possamos tentar recuperar áreas, hoje muito degradadas, existem inumeros hortos espalhados no Brasil a fora, onde fazem a produção de muitas espécies de nossa flora.
Espécies de todos os tipos como as pioneiras que crescem em maior velocidade recobrindo o local com maior eficiência e preparando o solo para as espécies um pouco mais sencíveis, as secundárias que dão sustento para as mais frágeis, existem também as terciárias, e por fim as silvestre e ornamentais, que são espécies tipicas e endêmicas que nacessitam de um solo mais preparado para se manter.

Por esses e muitos outros motivos o trabalho dos hortos é muito importante.

Para ajudar na recuperação e reposição de áreas degradadas, e consequentemente ajudar nosso meio ambiente a respirar melhor.

Há muitos projetos para se fazer um cinturão verde, para que os animais as espécies silvestre possam ter uma área maior para viver e possam migrar para as áreas que estão sendo recuperadas.

Sinto orgulho de nossas riquezas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

..:: "Inspiração Verde" ::..


.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory