Fato Chocante - MAR DE ARAL está desaparecendo


O Mar de Aral, situado na Ásia Central entre o Cazaquistão e Uzbequistão está desaparecendo. O mar que já foi um dos quatro maiores da Terra perdeu surpreendentemente 40 mil km² desde a década de 80.





Imagens de satélite captadas pelo Envisat da agência espacial europeia mostram o processo de desaparecimento da água entre os anos de 2006 e 2009 e o que se vê é um pouco mais do que lagos dispersos. Cientistas acreditam que a parte do sul do Aral suma por completo até 2020.



A ação do homem na região é apontada como uma das causas de sua transformação. A água dos rios que desembocam no mar serve para a irrigação de cultivos na região.

A história mostra que no final dos anos 80, o Mar de Aral já havia se dividido em dois, o Aral Pequeno ao norte no Cazaquistão e o Aral Grande ao sul, compartilhado pelo Cazaquistão e Uzbequistão.

Até o ano de 2000, o Aral Grande sofreu uma nova divisão, a oeste e leste. Neste processo foi registrada a perda de 80% da capacidade da água na parte leste.

Ao longo dos anos o sumiço das águas deu lugar a um deserto de 40 mil km² que recebeu o nome de Aral Karakum. A transformação da paisagem também mudou o clima no local. As temperaturas têm sido mais baixas no inverno e mais altas durante o verão.

Atualmente, o governo do Cazaquistão e o Banco Mundial tentam salvar o Aral Pequeno através da construção de um dique na parte sul que já ajudou a elevar o nível das águas em 4 metros.



2006 2009

Créditos: ESA/Envisat/Wikimedia Commons

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dúvida, crítica ou desabafo, e sempre muito gratificante ter novas opiniões em nossos posts.
Ao deixar um comentário acompanhe-o, com certeza ele será respondido e comentado, afinal todos os comentários são respondidos de alguma meneira.

Muito obrigada pela visita e participação, é uma honra para gente ter sua opinião no Inspiração Verde!

Postagens populares

..:: "Inspiração Verde" ::..


.

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa blogarama - the blog directory